quinta-feira, 19 de junho de 2014

FALECEU PE. ANTONIO GRILLO



Faleceu ontem, dia 18 de junho, em Acerenza, Itália, com a idade de 89 anos, Pe. Antonio Grillo que nasceu no dia 10 de junho de 1925, naquela cidade. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de junho de 1950, partiu logo para a missão da Guiné-Bissau. Aqui chegou em 16 de Novembro de 1951, como missionário do PIME. Pe. Antonio esteve sempre muito ligado à Missão Católica de Bambandinca, hoje no território da Diocese de Bafatá. Detido pela polícia política portuguesa (Pide), a 23 fevereiro de 1963, encarcerado primeiro em Bissau e depois em Lisboa, acabou por ser libertado em 4 de julho em homenagem de Portugal, ao novo pontífice, o Papa Paulo VI. Esteve um período na Itália, retornou à Guiné, como Associado ao PIME, estando em Bambadinca  de 1975 a  1986.


Na inauguração do Liceu 
No dia 22 de Fevereiro de 2008, foi inaugurado, em Bambadinca, o Liceu em autogestão Pe.António Grillo. A cerimónia contou com a presença de vinte amigos da Arquidiocese de Acerenza, entre os quais o Pe.António Grillo e sua excelência, o Arcebispo da referida Arquidiocese, Dom Giovanni Ricchiuti. A diocese de Acerenza, que fez uma geminação com Bambadinca e por extensão com a diocese de Bafatá, colaborou na construção deste Liceu, ajudando na conclusão de um pavilhão de 3 salas de aulas.  


Pe. Antonio Grillo visitou ainda uma ultima vez a Guiné, mais propriamente, a sua querida Bambadinca, de 21 a 28 de Janeiro de 2010 em companhia de  Dom Giovanni Ricchiuti, familiares e amigos de Acerenza. Sua preocupação fundamental era fazer com que os balantas se encontrassem com o Evangelho de Jesus. Foi sepultado hoje em Acerenza. Que sua alma repouse em paz e seu exemplo de amor à missão seja um estímulo para todos. 

Pe. Antonio com o tradicional barrete balanta


BUBA: CELEBRAÇÃO DOS SACRAMENTOS

Batismo de uma das noivas
Sábado e domingo,  dias 14 e 15 de Junho, a Paróquia de Santa Cruz de Buba viveu a alegria da celebração dos sacramentos do Batismo, da Confirmação, do Matrimónio e da Eucaristia. No sábado, os casais, Jaime Natcharré e Maria Nhanque, Teté João Barai e Isabel Nancassá, depois de um longo período de preparação, conseguiram materializar o seu sonho de se tornarem cristãos, casados no Senhor através do sacramento do matrimónio.
A seguir à celebração do matrimónio, duas crianças, filho e neta respectivamente do Jaime Natcharré foram batizadas.



No Domingo, foram crismados onze jovens (dois rapazes e nove raparigas) e uma adulta de Quebo, que assumiram diante da comunidade o empenho de viverem como cristãos maduros, fortificados pelos dons do Espírito Santo
Nas celebrações especialmente,  na do matrimónio, houve uma boa e intensa participação. A comunidade ficou muito comovida e motivada a ponto de alguns jovens manifestarem o desejo de chegar também eles à graça deste sacramento.
Na celebração do sábado que culminou com o matrimónio, tanto Dom Pedro como padre Domingos da Fonseca agradeceram a coragem, a perseverança e o testemunho da fé das duas novas famílias cristãs.


Depois das celebrações, nas respectivas casas, os familiares continuaram a partilhar e a viver a alegria da vida nova em Cristo. De salientar que Dom Pedro que presidiu as duas celebrações, aproveitou da sua estada em Buba para um encontro e celebração da Santa Missa com a comunidade de Fulacunda  em companhia dos padres Clemente K. Gomes, Domingos da Fonseca e Francisco Fernandes.

domingo, 15 de junho de 2014

DIOCESE DE BAFATÁ: SECRETARIADO PASTORAL REUNIU-SE


Reuniu-se, de 09 a 11 de junho, na Paróquia São Daniel Comboni, em Bafatá, o Secretariado Diocesano de Pastoral Alargado. Num total de 33 participantes, com Dom Pedro Zilli, marcaram presenças o Vigário Geral, Delegados dos Setores Pastorais, sacerdotes e Diácono na Diocese, responsáveis e membros das atuais comissões diocesanas, membros das comissões interdiocesanas e a Comissão Ad hoc que preparou o encontro. Com o objetivo de finalizar o Plano de Ação Pastoral das Comissões Diocesanas para os próximos 03 anos pastorais, o Secretariado teve como fundamento a 3ª Assembléia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada de 05 a 19 de Outubro 2014, em Roma, sob o tema: “os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização” e as conclusões do Secretariado Diocesano de Pastoral Alargado de 06 a 09 de maio de 2013. 


Durante o Secretariado, as Comissões de Catequese, Família, Juventude, Liturgia, Vocações, Justiça e Paz, Inculturação, Educação e Ensino e Conselho Caritas apresentaram  a própria proposta de programa para as atividades do próximo triénio. As propostas  foram discutidas enriquecidas e aprovadas, em vista da redação de um único Plano de Ação Pastoral Diocesano. Mais duas outras Comissões se juntarão às atuais:  Pastoral Bíblica e Dizimo.
As Comissões interdiocesanas de acompanhamento dos sacerdotes recém-ordenados, Pastoral da Criança e Comunicação também apresentaram suas atividades.

O Secretariado Diocesano de Pastoral Alargado votou o tema geral para os próximos 03 anos: A IGREJA, FAMÍLIA EVANGELIZADORA.  Para cada ano pastoral escolheu um versículo bíblico. Assim,  2014-2015: “Tornai-vos imitadores de Deus”(Ef. 5,1); 2015-2016: “A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma”(At. 4,32); 2016-2017: “Tenho um povo numeroso nesta cidade” (At. 18,10)


COMUNIDADE CATÓLICA NOVA ALIANÇA VISITA BAFATÁ

Adicionar legenda
 A Diocese de Bafatá viveu a alegria de acolher, entre os dias 30 de Maio a 09 de Junho, a Comunidade Católica Nova Aliança de Anápolis, Goiás, Brasil, com a presença do seu Fundador e Moderador Geral Sr. Magno Fernando José Ferreira e Padre Rafael Xavier Ligeiro, acompanhados pela Irmã Rita, Franciscana de Allegany, Diretora da Santa Casa de Anápolis e Hospital de Urgência, Claudineia Dias Cavalcanti, Kelermane Martins, Giovani Zanluchi, Luiz Rodrigues da Silva, Eloisa Coelho e Daiane Santos, estas duas últimas Missionárias da Comunidade Aliança de Misericórdia. 

Magno e Irmã Rita
Os Amigos chegaram em Bafatá exatamente na Véspera da Ordenação Presbiteral do Pe. Paulo de Pina Araujo, no sábado, dia 31 de maio. Participaram dos compromissos do CVAV, Coração Valente Alma Valente, em Gabu, ocasião em que 163 crianças e adolescentes deram seu testemunho de fé. Alguns do grupo tiveram a oportunidade de visitar a Missão de Tite, onde vivem Pe. Lúcio Espíndola Santos e a Comunidade Divino Oleiro, ambos de Florianópolis, SC. Com os Missionários visitaram aldeias para a realização de catequeses. Visitaram Bissau e alguns trabalhos em hospitais e lugares, nos quais, crianças e famílias são assistidas por religiosos que gastam suas vidas neste chão guineense. Momento forte da visita foi Vigília em preparação à Solenidade de  Pentecostes na capela da casa do bispo. Dom Pedro, que ficou muito agradecido pela vinda dos irmãos brasileiros,  salientou:  “a presença  do grupo  na Diocese, trouxe a todos nós uma alegria muito profunda e a certeza de que Deus continua chamando novos missionários para a Missão Ad Gentes da Guiné-Bissau a serem presença do seu Filho Jesus no meio de tantos irmãos que ainda não tiveram a graça de um encontro mais pessoal com Ele”. Disse estar feliz pela abertura, em 2015,  de  uma Comunidade Nova Aliança  em Gabu, cidade situada no Leste da Diocese, contando com 51.000 habitantes, distante de Bafatá 53 kms. Em Gabu,  conta-se com o Missionários do Santo Espirito e as Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento.

Pe. Rafael com Valentes em Gabu



sexta-feira, 6 de junho de 2014

GABU: CV-AV FAZ PROMESSAS


No domingo, dia 01 de junho, Solenidade da Ascensão do Senhor, Dom Pedro Zilli, na celebração da Santa Missa, presidiu as promessas do CV-AV (Coração Valente, Alma Valente) em Gabu, num total de  163: 140 de Gabu e 23 de Buba. A celebração contou com Pe. Avito José Fernandes de Araujo, Responsável do CVAV na Diocese de Bafatá.


 Fizeram a Promessa: 44 Benjamins de Gabu, 36  Cadetes de Gabu, 43 Ainés de Gabu, 10 Menores de Gabu e 08 de Buba, 02 futuros Dirigentes de Gabu e 09 de Buba,  01 Dirigente de Gabu e 06 de Buba, 04 padrinhos. Neste ano de 2014, na Guiné-Bissau, o Movimento conta com mais de 43 seções de Base, com mais 7000 membros efetivos. Na Diocese de Bafatá, o Movimento está presente em Buba, Gabu e prepara-se para Bambadinca, Tite, Empada, Quebo. A celebração 




Padrinhos, Dom Pedro, Pe. Avito
A Comunidade Católica Nova Aliança de Anápolis, Brasil, que abrirá uma comunidade em Gabu em 2015, também marcou presença na celebração. 
Pe. Rafael Ligeiro da Comunidade Católica Nova Aliança e 04 CVAV
No dia 10 de abril de 2012, Dom Pedro, com um Decreto, deu seu reconhecimento ao Movimento CV-AV na Diocese de Bafatá. O CV-AV, que foi fundado pelo francês Gaston Courtois, é um Movimento da Ação Católica, composto e animado pelas crianças ao serviço das crianças. O CV-AV chegou na Guiné-Bissau em 1998. 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

PAULO DE PINA ARAUJO ORDENADO SACERDOTE EM BAFATÁ

Na Missa de ordenação na Sé Catedral de Bafatá
No sábado, dia 31 de maio, Dom Pedro Zilli teve a felicidade de ordenar, na Sé Catedral, mais um sacerdote na Diocese de Bafatá: Paulo de Pina Araujo, elevando assim, para 12 o número de sacerdotes diocesanos guineenses na Diocese. 
Na Santa Missa da ordenação, sob escolha do Paulo, foi proclamado o Evangelho das Bem-Aventuranças (Mt. 5,1-12). 


Na homilia, Dom Pedro pediu-lhe para que viva o espirito das Bem-Aventuranças numa vida pobre, humilde e  pura. Pediu-lhe para que seja um homem de Deus. As comunidades diocesanas de Bafatá e Bissau, os familiares e tantos amigos viveram um momento de intensa alegria. A presença de Dom José Lampra Cá, bispo auxiliar de Bissau e professor de filosofia do Paulo, foi um lindo sinal daquilo que é a comunhão na “Igreja Família de Deus” na Guiné-Bissau. 

Pe. Paulo com chapeu tradicional no meio de amigos
Muito significativa foi a presença dos Amigos da Comunidade Católica Nova Aliança de Anápolis, no Brasil e da Associação World of Colors de Policoro, na Itália. Paulo que foi ordenado diacono no dia 09 de novembro do ano passado, fez o seu estágio diaconal na Paroquia São José, na Ilha de Bolama.

"Muitos anos de vida..."